pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Remover imagens e informações pessoais do Google

A melhor forma de remover informações pessoais do Google é entrar em contato com o proprietário do site e solicitar a remoção do conteúdo. Após a exclusão do conteúdo, o Google não lista tais informações nos resultados de pesquisa.

Se o conteúdo está no seu site, e você é o administrador leia Como Remover Conteúdo dos Resultados do Google.

Sumário

  1. Como o Google apresenta o conteúdo
  2. Solicitar a remoção do conteúdo
  3. Como faço para remover algo do Google se o site de origem não o remove?
  4. Ferramenta remover conteúdo
    1. Use o URL correto na solicitação
  5. Remover imagens do Google
    1. Procurando por outros URLs
    2. Quanto tempo leva para a imagem ser realmente removida?
    3. Resumo: Remover imagens do Google
  6. A imagem ou página removida ainda aparece?
  7. Como saber se o conteúdo foi removido corretamente do site
  8. Mantenha a página, mas torne-a invisível para o Google
  9. Motivos legais que os mecanismos de pesquisa podem remover o conteúdo

Como o Google apresenta o conteúdo

O conteúdo visto nos resultados de pesquisa do Google, com algumas exceções, é encontrado publicado em sites de terceiros, portanto, o conteúdo deve ser removido permanentemente na fonte antes que caia da pesquisa.

Assim que um conteúdo deixa de existir o Google removerá o conteúdo dos resultados de pesquisa em alguns dias (geralmente).

Muitas de suas informações pessoais são de registro público, nome, endereço, afiliação política, inclusive número de CPF. Portanto, a republicação de dados pessoais públicos é geralmente legal. Dessa forma a remoção mediante solicitação pode ser negada.

Voltar ao topo

Solicitar a remoção do conteúdo

Como os sites não estão sob seu controle, suas opções são limitadas. A maneira mais rápida de alterar os resultados da pesquisa é remover completamente o conteúdo do site em que ele existe. 

Isso geralmente significa que o autor deve excluí-lo. Portanto, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o administrador do site e solicite que as informações sejam removidas. 

A maioria dos sites possuem uma página de contato com um formulário ou com um e-mail para entrar em contato com o dono do site.

Para encontrar o proprietário de um site, uma alternativa é a ferramenta https://who.is/. Um pouco mais de pesquisa pode indicar quem é o dono do site. 

O resultado de pesquisa pela ferramenta WHOIS geralmente trás resultados relacionados ao serviço de hospedagem do site. Pode-se tentar entrar em contato com esse serviço e fazer a solicitação.

Voltar ao topo

Como faço para remover algo do Google se o site de origem não o remove?

Você não poderá solicitar ao Google que remova resultados indesejados só porque os considera negativos. Porém, é possível que o Google remova informações pessoais de riscos significativos.

Nesse caso use o formulário Solicitação para remover suas informações pessoais no Google. Se a solicitação atender as diretrizes de política do Google, o conteúdo será removido.


Google também remove conteúdos com violação de direitos autorais e abuso sexual infantil. Para enviar uma denúncia nesse sentido, acesse o formulário do solucionador de problemas jurídicos.   

Voltar ao topo

Ferramenta remover conteúdo

É uma ferramenta disponível ao público que você pode usar para solicitar a remoção de páginas da web ou imagens (desde que o conteúdo já tenha sido realmente removido).

Remover conteúdo desatualizado
Ferramenta Remover conteúdo desatualizado da Pesquisa Google

Também é importante observar que o conteúdo que você está tentando remover dos resultados da pesquisa já deve ter sido removido do site de terceiros para que esta ferramenta funcione.

A solicitação de remoção faz distinção entre maiúsculas e minúsculas, portanto, você precisará enviar várias versões do URL, caso existam.

Voltar ao topo

Use o URL correto na solicitação

Certifique-se que esteja utilizando o endereço correto da página/arquivo que deseja remover, caso contrário o resultado não será removido.

Use o URL da página que apresenta o conteúdo que você deseja remover, não use o URL da página de resultados de busca do Google.

Voltar ao topo

Remover imagens do Google

Importante: certifique-se que a imagem já tenha sido removida do site de origem. O endereço da imagem precisa retornar status 404 ou 403. Use a ferramenta https://redbot.org/ para checar o status HTTP. 

Pesquisando a imagem: Acesse a pesquisa de imagens do Google e pesquise a imagem que deseja remover.

Pesquisar imagem a ser removida
Localizar a imagem que deseja remover do Google

Copiando endereço do link de cache da imagem: Nos resultados da pesquisa, clique com o botão direito na imagem e selecione “Copiar endereço do link”. Não clique na imagem (com botão esquerdo). O endereço do link copiado vai iniciar com: ” https://www.google.com/imgres?imgurl=…“.

É um endereço de cache do Google que armazena a miniatura das imagens. Este endereço que deve ser usado para solicitar a remoção na ferramenta de remover conteúdo do Google.

Copiando endereço do link da imagem
Botão direito – copiar endereço do link

Copiando endereço do link do servidor da imagem: Clique na imagem que deseja excluir para ver a versão expandida. Após isso clique com o botão direito na imagem grande (expandida) e selecione a opção “Copiar endereço da imagem“.

Copiando endereço do servidor
Copiando URL de hospedagem da imagem

Utilize um arquivo de texto para colar os URLs que você encontrou e deseja remover. Pode haver mais de um URL, além de servir para consultas futuras.

Voltar ao topo

Procurando por outros URLs

Mesma imagem em URLs diferentes: Às vezes, uma imagem acaba sendo várias imagens. Isso ocorre porque alguns sites mantêm imagens em vários tamanhos ou em vários URLs. Portanto, você deseja copiar todos os URLs da imagem para remoção. Caso contrário, como uma imagem é removida dos resultados da pesquisa, outra pode ser substituída.

Encontrando a mesma imagem em outras URLs: Você pode encontrar outros URLs para a mesma imagem clicando com o botão direito do mouse na imagem nos resultados da pesquisa e selecionando “Procurar imagem no Google“.

Encontrando mais imagens
Encontrando outros URLs para a mesma imagem

Se houver outros tamanhos, clique nos links para visualizar os resultados da imagem para os outros tamanhos (opção “Encontrar esta imagem em outros tamanhos:“). Em seguida, clique com o botão direito e copie os URLs como fizemos anteriormente (diretamente dos resultados da pesquisa).

Buscar por imagens de outros tamanhos
Pesquisar imagens de outros tamanhos para a remoção

Desça até o final da página na seção “Páginas que incluem imagens correspondentes“. Ali você encontra mais resultados com links para a imagem pesquisada.

Vá para a ferramenta Remover conteúdo desatualizado da Pesquisa Google e cole os URLs um a um na ferramenta e clique em “Solicitar remoção“. Você precisará inserir cada URL separadamente.

Remover imagem do Google
Ferramenta remover imagens do Google

 Ao se comunicar com um webmaster (administrador do site) sobre a remoção de uma imagem específica, não deixe de pedir que todas as versões sejam excluídas. É comum que vários arquivos de uma única imagem sejam hospedados por sites para acomodar diferentes tamanhos de tela,

Voltar ao topo

Quanto tempo leva para a imagem ser realmente removida?

Quando você solicita a remoção de uma imagem, o Google pode trabalhar muito rápido. Às vezes as imagens são removidas em poucos dias. Você sempre pode verificar a Ferramenta Remover conteúdo desatualizado da Pesquisa Google para ver o status das remoções. Quando as imagens são removidas, você verá o status mudar de “Pendente” para “Removido“.

Você pode também verificar as Imagens do Google para ver se as imagens realmente desapareceram dos resultados da pesquisa de imagens.

A remoção de imagens pode ser particularmente complicada. Ao se comunicar com um webmaster sobre a remoção de uma imagem específica, não deixe de pedir que todas as versões sejam excluídas. É comum que vários arquivos de uma única imagem sejam hospedados por sites para acomodar diferentes tamanhos de tela, etc.

Voltar ao topo

Resumo: Remover imagens do Google

  • Certifique se a imagem tenha sido removida do servidor de hospedagem e esteja retornando status HTTP 404/403.
  • Solicite a remoção por meio da ferramenta  Remover conteúdo desatualizado

A mesma imagem pode estar hospedada em vários URLs em um ou mais sites. Para encontrar outras cópias siga os passos abaixo:

  • Clique com o botão direito em uma imagem nos resultados da pesquisa e selecione “Procurar imagem no Google“.
  • Clique em Encontrar esta imagem em outros tamanhos: Todos os tamanhos para ver uma página com todos os tamanhos.
  • Veja também “Páginas que incluem imagens correspondentes” na parte inferior da página de resultados.

Lembre-se de copiar o URL da imagem, e não a URL da página que a imagem é apresentada.

Voltar ao topo

A imagem ou página removida ainda aparece?

Neste caso verifique duas coisas:

  • Se ao consultar o status ne ferramenta de remoção de conteúdo e a solicitação estiver marcada como “removido”, certifique-se que o URL da imagem no resultado de busca é igual ao enviado por você para remoção;
  • Confirme se as solicitações enviadas por você expiraram na ferramenta de remoção.

Voltar ao topo

Como saber se o conteúdo foi removido corretamente do site

Conteúdos removidos precisam retornar um código de “não encontrado”. Use uma ferramenta para verificar o status HTTP da sua URL:

  1. Copie um dos URLs dos quais você solicitou a remoção.
  2. Cole-o neste verificador de status.  https://redbot.org/
  3. Confirme se o status HTTP é igual 404/403 (não encontrado).

Para utilizar a ferramenta Remover conteúdo desatualizado da Pesquisa Google é necessário garantir que o o conteúdo do site tenha sido removido (status HTTP 404) ou modificado (alterado o conteúdo).

Voltar ao topo

Mantenha a página, mas torne-a invisível para o Google

Peça ao proprietário do site para adicionar uma tag NOINDEX ao cabeçalho do HTML na página. O conteúdo ainda existe na página, mas a tag NOINDEX informa aos mecanismos de pesquisa que não devem mais indexar a página. Dentro de algumas semanas, a página é normalmente removida automaticamente dos resultados da pesquisa. Sintaxe da meta é assim.

<meta name = “robots” content = “noindex”>

Voltar ao topo

Motivos legais que os mecanismos de pesquisa podem remover o conteúdo

Denunciar conteúdo que deseja remover dos serviços do Google. O Google pode remover informações protegidas por direitos autorais ou um conteúdo que viola a legislação, de acordo com a legislação aplicável. Isso se enquadra na área de “remoções legais”. É considerado uma remoção ” DMCA “. O Google perguntará em qual serviço você deseja remover as informações, por exemplo, pesquisa na web do Google, Blogger, YouTube etc.

Os tipos de conteúdo que podem ser removidos incluem:

  • Sites com software de malware ou phishing
  • Violações de marcas registradas
  • Certos tipos de informações pessoais, como números de previdência social

Acesse: Remoção de conteúdo do Google

Isso significa que, quando alguém pesquisar seu nome no Google (por exemplo), os resultados da pesquisa não incluirão os sites infratores. Um usuário ainda pode encontrar o site ou link original digitando-o diretamente na barra de endereço, mas ele não aparecerá nos resultados da pesquisa para o seu nome.

Por fim, lembre-se: o Google é um mecanismo de busca. O objetivo é encontrar informações disponíveis publicamente na Internet. Portanto, o Google apenas apresenta as informações coletadas dos diversos sites em toda internet. o Google não tem controle sobre o que é publicado na Internet.

Consulte também a documentação oficial do Google sobre Remover informações do Google.

Voltar ao topo

Categorias: SEO |

Comentários desativados.

Topo