pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Meu site não aparece no Google

Por que meu site não aparece no Google. É uma dúvida muito comum em grupos e fóruns de SEO, como na comunidade Central da Pesquisa Google.

O Google está sempre aprimorando e refinando a capacidade de fornecer resultados da mais alta qualidade ao usuário. Esse pode ser o primeiro motivo do seu site não aparecer nos resultados de pesquisa.

Precisamos garantir também que o Google seja capaz de acessar o conteúdo das nossas páginas. De nada adianta ter um conteúdo de qualidade se temos dificuldades técnicas que impedem o robô do Google de rastrear e indexar o conteúdo do seu site.

Abaixo compartilho as verificações necessárias para entender o porquê do seu site ou página não estarem no índice do Google.

Sumário

  1. Verificar se a página ou o site está no Google
  2. O Google consegue acessar seu site?
  3. Verifique se o site tem ação manual
  4. Verifique se o site tem problemas de segurança
  5. Verifique se há páginas de baixa qualidade
  6. O site está em conformidade com as diretrizes de qualidade do Google
  7. Conteúdo e links em Java Script
  8. Seu site oferece conteúdo YMYL
  9. Seu site é novo
  10. Problemas de conteúdo duplicado
  11. Conteúdo copiado ou semelhante a outros sites
  12. Conteúdo copiado, direitos autorais
  13. Seu site demora para carregar
  14. Ajude o Google a encontrar suas paginas

Verificar se a página ou o site está no Google

Primeiro verifique se, de fato, o seu site ou página não estão no Google. Muitas pessoas supõem que o conteúdo não está no Google quando, na verdade, a página simplesmente aparece em uma posição muito baixa nos resultados da pesquisa. Teste se o seu site foi indexado pesquisando sua URL ou nome de domínio exato, dessa forma:

Verificar um domínio:
Faça uma pesquisa no site com a sintaxe: site:nome_do_domínio
Verificar uma URL específica:
Pesquise o URL completo, assim: site:example.com/petstore

Caso o domínio não esteja no Google, o resultado da pesquisa será semelhantes à imagem a abaixo.

Teste para saber se o site está no Google
Teste para saber se o site está no Google – Site não indexado

Voltar ao topo

O Google consegue acessar seu site?

Este é o principal teste a ser realizado. Confirmando que a página não está no índice do Google, ou seja, que sua página não está indexada, a primeira coisa é verificar se o Google é capaz de acessar, rastrear e indexar sua página.

Problemas com a indexação do Google podem ser facilmente identificados pela ferramenta Search Console. A Ferramenta de inspeção de URL é o principal ponto de partida para analisar sua página. Principais causas para o Google não indexar uma página:

  • Bloqueio por robots (algo como Disallow: /)
  • Bloqueio por noindex (verificar presença da meta no seu código HTML)
  • Status http é diferente de 200
  • Bloqueio de endereços IPs do Google, firewall, plugins de segurança, etc (principais causas do site não aparecer no Google).

Após executar o teste, identifique o tipo de status encontrado pelo robô do Google em Cobertura. No exemplo abaixo a página não pode ser indexada no Google porque possui a meta noindex no código HTML. Provavelmente esta pode ser a mensagem apresentada no seu teste.

o Google encontrou uma meta tag com a diretiva “noindex”

Fique atendo ao status apresentado no campo “Cobertura”. O resultado ali apresentado lhe dará um norte ou a solução necessária. Já no exemplo a seguir, a status é de página indexada no Google.

URL enviada para indexação, foi processado e está indexada

Teste sua URL em tempo real

Após inspecionar uma URL é possível realizar um teste na sua URL, simulado o acesso do Google. A ferramenta Teste em tempo real do Search Console informa se a página pode ser indexada ou se algum problema técnico está impedido o robô do Google de rastrear e indexar sua página. Depois de inspecionar sua URL clique no botão “TESTAR O URL PUBLICADO“. O resultado abaixo demonstra que o Google pode acessar seu site:

Resultado positivo do teste ao vivo do Search Console
Google pode rastrear e indexar sua página

No caso do seu teste não retornar o status acima, precisa entrar em contato com seu serviço de hospedagem, alguma configuração no servidor está bloqueando o Google, isso explica o motivo da sua página não estar na pesquisa do Google. Normalmente esse teste já responde a pergunta: “Por que meu site não aparece no Google?“.

Abaixo exemplo de um acesso recusado, provavelmente alguma configuração do seu servidor está bloqueando o acesso ao Googlebot. É necessário entrar em contato com serviço de hospedagem.

Dificuldade Google acessar site
Resultado do teste em tempo real – Google não acessou a URL

Se o resultado do teste for “O URL está disponível para o Google” continue lendo este artigo até o fim. Para saber mais sobre todos os status de cobertura, veja mais detalhes na documentação Motivos dos status.

Mais testes simulando o robô do Google

Caso não tenha acesso ao Search Console, use as ferramentas do Google, como por exemplo Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis e confirme se o Google consegue acessar seu site.

Resultado do teste
Resultado do teste: não é possível indexar a página

Voltar ao topo

Verifique se o site tem ação manual

Outro motivo comum para seu site não aparecer no Google: caso seu site tenha uma ação manual, ele pode ser excluído por completo ou exibido em partes nos resultados da pesquisa do Google. Se houver uma ação manual, lidar com ela deve ser a principal prioridade.

Para ter certeza de que nenhuma informação importante está faltando, vá para Segurança e ações manuais > Ações manuais . Se você ver “Nenhum problema foi detectado”,  significa que seu site está fora da lista de sites bloqueados pelo Google.

Verificação de ação manual pelo Search Console
Verificação de possíveis ações manuais

A mensagem de ação manual no Search Console é exibida quando um funcionário do Google determina que seu site ou página não seguem ou não estão em conformidade com as diretrizes de qualidade para webmasters do Google. Portanto, tentativas de manipular o índice de pesquisa.

Para saber mais sobre o assunto acesse Relatório de ações manuais. Consulte também o vídeo Penalidades (e próximos passos) do canal Google Search Central. O vídeo é em inglês, pode-se ativar as legendas.

Voltar ao topo

Verifique se o site tem problemas de segurança

Seu site pode não aparecer no Google se tiver com algum problema de segurança diagnosticado durante o rastreamento do Google.

Acesse o Search Console, Segurança e ações manuais > Problemas de segurança e certifique-se que o status seja “Nenhum problema foi detectado” .

Se houver mensagens com problemas de segurança, é necessário removê-las. Assim como uma ação manual, essa correção deve ser a principal prioridade, Sites com problemas de segurança podem não ser exibidos na Pesquisa do Google ou exibidos com algum aviso informando os usuários que seu site é perigoso.

Verificação de problemas de segurança pelo Search Console
Verificação de possíveis problemas de segurança

O relatório de problemas de segurança trás avisos que o site foi invadido ou tem em seu código algum comportamento que pode causar danos ao dispositivo do usuário. Leia mais sobre o assunto na documentação do Google Relatório Problemas de segurança.

Voltar ao topo

Páginas com conteúdos de baixa qualidade

Um comportamento que pode ocorrer com frequência é o Google rastrear sua página e não indexar. O Google, normalmente, não indexa todas as páginas de um site. Caso o Google julgue que seu conteúdo não é relevante para o usuário, ele não indexa. Na sua propriedade do Search Console, consulte Cobertura > Excluído e na coluna tipo busque por:

  • Rastreada, mas não indexada no momento: esse status indica que a página foi rastreada pelo robô do  Google. Porém, ainda não foi indexada. Normalmente esse status indica conteúdo de má qualidade.
  • Detectada, mas não indexada no momento: o Google identificou a página, mas ainda não a rastreou. Rastreamento ocorrerá em um segundo momento.

Para saber mais sobre o assunto acesse a documentação: Relatório de cobertura do índice, seção Motivos dos status.

Voltar ao topo

O site está em conformidade com as diretrizes de qualidade do Google

Certifique-se de que o site esteja livre de erros gritantes, como preenchimento de palavras-chave, páginas de entrada, redirecionamentos não autorizados ou outras violações óbvias das diretrizes de qualidade, principalmente essas diretrizes específicas para tentar manipular os resultados de busca. 
Alguns exemplo que são consideradas técnicas ilegais pelo Google:

  • Conteúdo gerado automaticamente
  • Técnicas de cloaking (apresentar conteúdo diferente para usuário e o robô de busca)
  • Texto ou links ocultos
  • Conteúdo copiado
  • Esquemas de links (exemplo: comprar links)

Esses são alguns exemplos que podem fazer páginas ou que o site sejam omitidos ou removidos dos resultados de busca

Voltar ao topo

Conteúdo e links em Java Script

O Google é capaz de armazenar em seu índice conteúdos em JavaScript e AJAX. Mas essas linguagens não são tão facilmente indexáveis ​​quanto HTML.  Portanto, se o site estiver configurado incorretamente, páginas AJAX e a execução de JavaScript podem prejudicar o rastreamento e consequentemente a indexação do conteúdo.

Use a ferramenta de inspeção de URL (documentação) e veja como o Google lê seu conteúdo. Acesse a página pelo navegador com o JavaScript desativado. Caso o conteúdo não seja carregado, isso pode indicar que o Google não é capaz de acessar seu conteúdo.

É recomendado que o conteúdo seja carregado por HTML, dessa forma facilita para o robô do Google ler o conteúdo da página. Certifique-se que ao acessar o código fonte da página, o conteúdo esteja lá.

Para saber mais sobre o assunto sugiro a leitura da documentação do Google: Princípios básicos de SEO em JavaScript.

Voltar ao topo

Seu site oferece conteúdo YMYL

A sigla YMYL quer dizer “Your Money or Your Life” em uma tradução livre para o português: “Seu dinheiro ou sua vida”. Sites com conteúdos financeiros, saúde, imobiliários, etc. são tratados pelo Google com bastante cautela, já que são conteúdos com um risco potencial para o dinheiro, saúde… dos visitantes.

Por exemplo, imagine um site de saúde com uma receita sem comprovação científica. Ou um site financeiro com uma recomendação de investimento totalmente prejudicial ao usuário, colocando em risco seu capital. 

Leve em consideração que seu site pode ser classificado pelo Google como Your Money Or Your Life – YMYL. Sendo assim o nível de conteúdo e confiabilidade são determinados seguindo as diretrizes EAT (Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness) – em uma tradução livre: Especialidade, Autoridade e Confiabilidade. Para se aprofundar no assunto sugiro a leitura do artigo EAT, YMYL e finalidade benéfica publicado no blog do Semrush.

Portanto, são sites que podem apresentar informações imprecisas, enganosas ou mentirosas. Nesse sentido o Google prefere não correr o risco, logo remove ou não indexa esse tipo de conteúdo porque entende que o site e o autor não tem autoridade no assunto.

Indexar sites com conteúdos YMYL

Caso seu site se enquadre nessa categoria, você terá uma longa caminhada. Isso porque você terá que gerar credibilidade extra aos olhos do Google. Com informações detalhadas sobre si mesmo (por que sua informação é confiável?). Ter seu site recebendo links de sites de especialistas respeitados em seu nicho. Em resumo, qualquer coisa que gere confiança e principalmente credibilidade do Google para seu site e/ou página.

Os visitantes, assim como o Google, precisam confiar no site que publica o conteúdo que estão consumindo e também confiar nas informações sobre quem escreveu artigos. Esse autor precisa ter alguma autoridade no assunto.

Por isso sites de notícias fornecem links de perfil sobre os autores e informações sobre a empresa que está vinculando o conteúdo.

Voltar ao topo

Seu site é novo

O Google ainda não ter encontrado seu site é geralmente um problema com novos sites. Portanto, é um comportamento normal, pode levar vários dias até o site ser indexado e começar a aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Então, é necessário aguardar algum tempo para que os algoritmos do Google processem as páginas adequadamente. Lembre-se de que a indexação pode não acontecer imediatamente.

Existem alguns procedimentos que podem acelerar a inclusão do seu site no Google, como fornecer um arquivo de sitemap. Leia mais sobre em Saiba mais sobre sitemaps. Isso acelera o processo do Google descobrir seu conteúdo.

O sitemap é a melhor maneira de sinalizar o Google sobre suas páginas, pois, por exemplo, a capacidade de encontrar suas páginas não depende mais apenas da relação de sua página com outras páginas de referência (backlinks)

Há formas de forçar o rastreamento do Google ao conteúdo para acelerar o processo de indexação. Vale ressaltar que esse tipo de ferramenta não deve ser usado com frequência. O ideal é o Google indexar seu conteúdo de forma natural. Entenda mais na própria documentação do Google em Solicitar ao Google um novo rastreamento de URLs.

Observação: Isso não é uma garantia de que sua página será indexada pelo Google. A indexação da página dependerá da qualidade da página e da qualidade geral do site.

Voltar ao topo

Problemas de conteúdo duplicado

Conteúdo duplicado é quando duas ou mais páginas do seu site possuem o mesmo conteúdo ou conteúdo bastante semelhante e estão acessíveis em URLs diferentes. Geralmente o Google indexa apenas a versão definida como canônica ou versão escolhida pelo Google como a mais relevante.

O Google tende a não indexar conteúdo duplicado porque ocupa espaço desnecessário em seu índice. Muito conteúdo duplicado em um site pode confundir os mecanismos de pesquisa, ao ponto de  fazer com que nenhuma dessas páginas seja indexada.

Às vezes, faz sentido canonizar as páginas e evitar o conteúdo duplicado, saiba mais na documentação oficial do Google (Consolidar URLs duplicados).

Voltar ao topo

Conteúdo copiado ou semelhante a outros sites

Se você utiliza conteúdos distribuídos em outros sites. Isso pode ser o motivo. Ou seja, porque é um conteúdo já armazenado no índice, é por isso que o Google não indexa seu site e não indexa o conteúdo da cópia.  Faça uma consulta do seu conteúdo:

  1. Copie uma frase longa ou parágrafo do seu conteúdo
  2. Acesse a página de busca do Google e ponha o trecho copiado entre aspas (“ “)
  3. Veja quantos resultados são retornados, o ideal é que seja retornado apenas o seu conteúdo
Pesquisa por conteúdo duplicado no Google
Conteúdo em negrito aponta que esse conteúdo é compartilhado em mais de um site

As Diretrizes do Google aconselham a criação de conteúdo original que agregue valor para os usuários. Sugiro também a leitura da documentação oficial do Google sobre o assunto: Conteúdo copiado

Em resumo. Forneça conteúdo exclusivo para o Google. Tenha um conteúdo único e relevante. Use conteúdo específico para seus produtos e serviços que está fornecendo. Evite conteúdos semelhantes a outros sites, pobres de informação, etc.

O algoritmo do Google classifica os sites com conteúdo original, relevante e principalmente único. O Google não valoriza aqueles conteúdos repetidos em outros lugares.

Voltar ao topo

Conteúdo copiado, direitos autorais

Os direitos autorais não existem apenas em filmes.

Por exemplo, oferecer em seu site um livro para um download gratuito. Você tem permissão por escrito dos editores para distribuir isso de graça? Para o Google pode aparecer improvável, ainda mais se está ativamente à venda em lojas como Amazon e em muitos outros lugares, por exemplo.

Então, não é surpreendente que o Google não indexa esse tipo de conteúdo, visto que o objetivo do site parece oferecer downloads ilegais de materiais protegidos por direitos autorais, por exemplo, 

Não poste conteúdo, a menos que você tenha permissão por escrito do detentor dos direitos autorais para fazê-lo.

Quando o Google recebe o aviso adequado, conforme exigido pela DMCA, trabalham para remover imediatamente o conteúdo identificado como violação de direitos autorais.

Consulte Copyright (Blogger)  https://support.google.com/blogger/answer/76315?hl=en

Saiba mais sobre  direitos autoraisDMCA  ou  envie um aviso à DMCA .Se você acredita que o Google removeu o conteúdo do seu blog por engano, é possível registrar uma  contranotificação.

Voltar ao topo

Seu site demora para carregar

O Google não gosta que seu site demore uma eternidade para carregar. Se o rastreador (googlebot) encontrar tempos de carregamento intermináveis, provavelmente não indexará o site. Pode ser que o Google não esteja conseguindo rastrear seu site com eficiência devido ao alto tempo de carregamento.

Isso pode ser visto pelos mecanismos de pesquisa como uma experiência ruim e eles podem optar por não indexar esta página. 

Você pode usar a ferramenta PageSpeed ​​Insights do Google para testar a velocidade do seu site e obter recomendações para melhorá-lo.

Voltar ao topo

Ajude o Google a encontrar suas paginas

Verificando que não tem problemas técnicos que bloqueiem o Google para rastrear o site, algumas boas práticas podem auxiliar o Google a encontrar e indexar suas páginas:

Tente vincular a página naturalmente a partir das páginas do seu site. Use o sitemap , certifique-se de que o Google descubra suas páginas importantes a partir da página inicial e também a partir das páginas que você obtém tráfego.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o porquê seu site não aparece no Google, recomendo revisar a documentação do Google Por que minha página não está na Pesquisa Google? e Colocar seu site no Google.

Mesmo após todos os testes, se o site continua sem aparecer no Google, visite também o fórum oficial comunidade do Central da Pesquisa Google onde os especialistas da comunidade podem lhe ajudar.

Voltar ao topo

Categorias: SEO |

Comentários desativados.

Topo