Como proprietário de um site, geralmente desejamos que o Google indexe o máximo de páginas possível. Entretanto, às vezes, precisamos remover paginas dos resultados de pesquisa do Google, assim como remover conteúdo desatualizado. É comum descobrimos que acidentalmente deixamos o Google indexar conteúdo confidencial ou outras informações que não deveriam aparecer nos resultados de busca.
Neste artigo apresento as melhores maneiras de remover uma ou várias URLs da pesquisa do Google.
- Há vários motivos pelos quais você pode querer excluir seu conteúdo do Google
- Excluir a página do servidor
- Aplicar redirecionamento 301
- Ferramenta oficial de remoção de URL do Google
- Remover URL imediatamente
- Removendo o cache do conteúdo do seu site que foi alterado
- Remover todo domínio do Google
- Quando não usar a ferramenta de remoção de URL
- Bloquear página através de um login e senha
- Bloquear o rastreamento de um site inteiro do Google
- Robots não exclui páginas dos resultados de busca
- Mantenha a página acessível, mas invisível para o Google
- Google continua exibindo página removida
- Conclusão
Há vários motivos pelos quais você pode querer excluir seu conteúdo do Google
- Algumas informações vazaram para o mecanismo de pesquisa muito cedo, como detalhes sobre um novo serviço ou produtos que ainda não foram lançados;
- A página já foi excluída, mas suas informações ainda estão disponíveis, por exemplo, informações publicadas por engano;
- As informações do site são atualizadas, mas o mecanismo de pesquisa ainda exibe a versão antiga.
Excluir a página do servidor
Se o URL que você deseja remover não tiver nenhum objetivo dentro do seu site, basta excluí-la do seu site. Pode-se excluir via plataforma ou pelo FTP.
Certifique-se que o URL dessa página retorne status HTTP 404. Recomendo a utilização de ferramentas online como https://httpstatus.io/.

Status 404 indica que a página foi removida com sucesso do servidor
Excluindo a página do servidor fará com que a URL retorne um erro 404 (não encontrado) ou 410 (desaparecido). O Googlebot (robô do Google) tentará rastrear a página mais algumas vezes, porém, com o status é 404 o Google entende que a página foi removida e a remove do índice.
Aplicar redirecionamento 301
Às vezes, a página que você deseja remover pode ter tráfego constante ou links de entrada que fornecem valor para o SEO.
Nesse caso, pode ser melhor para a experiência do usuário e para o SEO usar um redirecionamento 301. Dessa forma redirecionamos os usuários e bots de mecanismo de pesquisa para uma página equivalente.
Ferramenta https://httpstatus.io/ confirmando status 301.

Status 301 indica que a URL tem um redirecionamento
O código de um redirecionamento 301 informa ao Google que a URL mudou, após alguns dias a tendência é que o Google substitua a página antiga pela nova nova página (página que recebe o redirecionamento 301).
Você pode criar 301 redirecionamentos no WordPress com o plug-in Redirection gratuito.
Ferramenta oficial de remoção de URL do Google
Você precisa ter permissão de proprietário do Search Console para usar esta ferramenta; outros usuários não poderão usá-la. Se você controla o conteúdo que deseja remover esta ferramenta é sua melhor alternativa.
Remover URL imediatamente
Ferramenta eficaz no curto prazo porque remove quase que imediatamente a página do resultado de busca, porém, a exclusão poderá ser temporária em alguns casos.
A página será definitivamente removida do índice de pesquisa por 90 dias. Posteriormente, existe a possibilidade da URL ser reintroduzida no índice, principalmente se a URL ainda estiver acessível e com links que ainda apontam para ela.
O Google normalmente processa a solicitação dentro de 24 a 48 horas.
Acesse a Ferramenta do Google Remover URL e escolha uma propriedade. Clique em “Remoções temporárias” (por padrão deve vir selecionada). Abaixo a uma imagem que ilustras os passos a serem seguidos.
Escolha Limpar o URL do cache e remover temporariamente da Pesquisa e clique em “Enviar pedido”.

Esta opção remove a página dos resultados de busca e cache
Após clicar no botão “Próxima” clique em “enviar solicitação”.
Limpar o URL do cache e remover temporariamente da Pesquisa:
Remove a página dos resultados da Pesquisa Google por aproximadamente 90 dias e limpa o conteúdo da página e do snippet armazenados no cache do Google
Observações:
- Se você mudar de ideia, poderá cancelar uma solicitação de remoção no Google Search Console clicando em “Cancelar Solicitação” ao lado do URL;
- Se sua solicitação foi negada, selecione “Saiba mais” para obter mais informações sobre por que o Google pode ter negado a solicitação.
Removendo o cache do conteúdo do seu site que foi alterado
Às vezes, você não deseja remover completamente as páginas do Google, apenas o conteúdo antigo que você removeu, que ainda aparecem no cache do Google.
Esta opção mantém o URL na página do Google, mas remove o snippet atual e também a versão em cache até o próximo rastreamento ser realizado.
Depois de alterar o conteúdo da página, você pode esperar que o Google rastreie e reindexe novamente ou pode solicitar que o Google remova o conteúdo antigo até que a página seja rastreada novamente.
Acesse a ferramenta do Google Remover URL e escolha uma propriedade. Clique em “Nova Solicitação” e siga os passos da imagem abaixo.

Remover snippet atual do cache do Google
Clique no botão próximo (passo 3 imagem acima). Próxima tela clique em “Enviar solicitação”.
Limpar o URL somente do cache:
Limpa o conteúdo da página e do snippet armazenados no cache do Google, porém, a página não é removida dos resultados da Pesquisa do Google.
Remover todo domínio do Google
Abra a ferramenta de remover URL do Google. Não preencha nada no campo “insira o URL”, marque a opção “Remover todos os URLs com o prefixo”. Conforme imagem abaixo:

Ocultando TEMPORARIAMENTE todo domínio do Google
Observações:
- Esta opção remove temporariamente todo domínio dos resultados de pesquisa do Google
Quando não usar a ferramenta de remoção de URL
Um erro comum é tentar usar a Ferramenta de Remoção de URL para corrigir problemas de canonização. Se você tiver problemas de duplicação de URL, resolva-os usando um método mais adequado para o problema, como canonização.
Outro uso incorreto da ferramenta ocorre durante as mudanças no site (como nome de domínio, por exemplo). Algumas pessoas usam a ferramenta para remover a versão antiga dos URLs, entretanto, não é recomendado. Em vez disso, use o redirecionamento 301. Redirecione os URLs antigos para os novos.
para saber mais detalhes recomendo ler a documentação oficial do Google Ferramenta de remoção.
Bloquear página através de um login e senha
A melhor maneira de garantir que o robô não indexe nenhuma página.
Exigir um login para acessar as informações. Esse método não apenas mantém o Google de fora, mas garante que apenas aqueles que você deseja visualizem o conteúdo.
O Google não pode indexar páginas que exigem login para acesso. Uma maneira infalível de garantir que o conteúdo não seja indexado por engano, por exemplo,
Você usaria esse método, por exemplo, para manter informações sobre o lançamento de um novo site ou produto.
Exemplo de um plugin gratuito para bloquear o site inteiro com uma senha. Isso impede que suas páginas sejam indexadas na pesquisa do Google.
Bloquear o rastreamento de um site inteiro do Google
Podemos impedir que o site seja rastreado por robôs de mecanismo de pesquisa adicionando isso ao seu arquivo robots.txt:
User-agent: *
Disallow: /
Robots não exclui páginas dos resultados de busca
O arquivo robots permite que você controle para onde os robôs de busca vão no seu site. O nome técnico para isso é “Protocolo de exclusão de robôs” e permite especificar quais partes do seu site não devem ser vistas ou processadas, como no exemplo “Bloquear o rastreamento de um site inteiro do Google”.
Lembre-se de que, se você não permitir o rastreamento da página (bloqueando via robots), o Google ainda mostrará a página no índice. Isso porque o Google não tem permissão para rastrear, mas ele já conhece a página.
Se você deseja remover a página, é necessário PERMITIR o rastreamento para a página (não o adicione “Disallow” ao arquivo robots.txt) e adicione a metatag ‘noindex’ na página para impedir que ela seja indexada.
Mantenha a página acessível, mas invisível para o Google
Método para remover uma páginas do Google. Utilize sempre que desejar não indexar uma página ou remover uma página já indexada.
Adicione uma tag NOINDEX ao cabeçalho do HTML. A tag NOINDEX informa aos mecanismos de pesquisa que não devem mais indexar a página. Dentro de alguns dias, a página é normalmente removida automaticamente dos resultados da pesquisa.
Adicionando o seguinte ao código fonte de uma página, ele será removido do índice:
<meta name="robots" content="noindex">
Outra opção para especificar noindex é com o cabeçalho HTTP X-Robots. O comportamento é o mesmo da meta noindex. No entanto, o X-Robots não é especificado no HTML, mas na resposta do cabeçalho HTTP. Como resultado, não é visível no código, mas somente quando você inspeciona os cabeçalhos HTTP.
Um exemplo de utilização seria para conteúdo não HTML, como imagens ou PDFs.
Para saber mais acesse a documentação do Google: Como usar o cabeçalho HTTP X-Robots-Tag.
Google continua exibindo página removida
Embora suas páginas sejam excluídas, elas ainda podem aparecer nos resultados da pesquisa. Se você não deseja esperar até que o Google rastreie a página e a remova, use a ferramenta Remover conteúdo desatualizado.
Isso basicamente ajuda o Google a rastrear, notificando-o de que uma página foi excluída e deve ser removida dos resultados da pesquisa.
Utilize a ferramenta quando:
- Você já removeu uma página e ela retorna status HTTP 404, porém, segue aparecendo nos resultados de busca;
- O Snippet (title + description) são apresentados diferentes do conteúdo da página atual.

Ferramenta do Google para remoção de conteúdo desatualizado
O Google analisará o URL e confirmará que o conteúdo não existe mais ou informará que o Google ainda pode acessar o conteúdo. Se o Google ainda conseguir acessar o conteúdo, será necessário voltar às etapas anteriores e remover a visibilidade do conteúdo pelos mecanismos de pesquisa (Como remover a página do servidor).
Conclusão
Se você seguiu todas as regras para remover o conteúdo e, no entanto, ele ainda aparece, pode estar lidando com vários URLs que exibem conteúdo duplicado. Nesse caso a solução pode ser o uso da meta canonical.
Antes de remover a página você precisa determinar se a página oferece algo de valor. Por exemplo, uma página de login, pode não agregar valor ao SEO do site, mas sim para a experiência dos seus usuários.
Outro exemplo: uma página de tag em um site geralmente não é algo que desejamos incluir nos resultados de pesquisa. Mas uma página de tag dentro do site pode ser uma maneira eficaz de envolver os usuários dentro no site.
Ao avaliar o valor de uma página, não se concentre apenas no valor que a página pode oferecer para uma campanha de SEO, mas também no valor de contribuição para a experiência do usuário.
O Google não fornece suporte por telefone para esses tipos de problemas. No entanto, você pode se conectar com outras pessoas que podem ter problemas semelhantes com o seu no fórum para Webmasters.