pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Introdução PHP orientado a objetos – objetos e classes

| 2 Comentários

A linguagem de programação PHP foi criada em 1994 por Rasmus Lerdorf, mas ao longo do tempo vários programadores cooperaram no aprimoramento da linguagem. Sua versão atual é o PHP 5. Tendo agora maior suporte a orientação a objetos, como tais linguagens C++, Java, C# entre outras. O PHP hoje é uma linguagem utilizada por diversos programadores ao redor do mundo.

Orientação a objetos

Orientação a objetos nada mais é que um paradigma de programação. Esse paradigma não é novo, desde a década de 60 já existiam linguagem que davam suporte a essa metodologia de desenvolvimento.

Usamos o termo Orientação a objetos para qualquer estilo de programação que use o conceito objeto (entidade que use características e comportamentos).

Programar Orientado a objetos é abstrair problemas da realidade para que sejam modelados de forma computacional. Na POO uma pessoa é um objeto, funcionário é um objeto, cliente é um objeto e assim por diante.

Ao trabalharmos com Programação orientada a objetos é de extrema importância entender o conceito de Classes e Objetos.

Classe

A classe nada mais é que uma estrutura, um molde, uma forma que define os tipos de dados (atributos e métodos). Os atributos seriam as variáveis, as características do objeto a serem criadas. Exemplo: Uma classe pessoa poderia ter os atributos: Nome, Endereço e Cidade. Como métodos poderíamos ter: Andar, Envelhecer e Crescer.

Uma classe define todos atributos e comportamentos (métodos) comuns compartilhados por um mesmo tipo de objeto. Podem ser classes entidades do negócio que se trata, como por exemplo, Pessoa, Cliente, Fornecedor, etc.

Imagine um objeto do tipo carro. No mundo real existem vários carros, porém somente uma classe carro. Ao modelar uma classe carro sabemos como eles são feitos.Todos possuem diferentes marcas, mas todos tem quatro rodas, um motor entre outras características que fazem com que nós identifiquemos a classe carro. Dessa forma conseguimos diferenciar o que é um carro e oque é um caminhão, por exemplo.

Atributos e métodos

Os atributos são as variáveis de uma classe. As características que definem um objeto que será criado através dessa classe. Os atributos podem armazenar valores e até mesmo outros objetos que podem ser alterados durante a execução do programa.

Exemplos de atributos de uma classe porta: Cor (Marrom), Altura(2,00), Largura(0,80).

Já os métodos são as ações ou serviços que os objetos podem executar. São os comportamentos dos objetos. Normalmente através dos métodos que modificamos os atributos de uma classe.

Exemplos de métodos de uma classe porta: Abrir e Fechar.

Veja a baixo o exemplo de uma classe em PHP:

class Pessoa{
var $codigo;
var $nome;
var $altura;
var $idade;
var $salario;

function ImprimeSalario(){
print 'Salário:'.$this->salario;
}
?>

No exemplo acima o método é o ImprimeSalario().
Utilizamos $this para referenciar o atributo da própria classe.

Objeto

Um objeto tem a mesma estrutura de uma classe, mas sua estrutura é dinâmica, seus atributos podem mudar, ser alterados durante a execução do programa. Através de uma classe podemos criar vários objetos a partir de uma classe.

Para criarmos um objeto do tipo pessoa utilizamos o operador new e logo depois o nome da classe.

Para acessarmos os atributos dos objetos, utilizamos o nome do objeto e a propriedade. O objeto não foi feito para ser impresso diretamente, mas podemos fazer isso com suas propriedades.

Abaixo veja como criar um objeto e passar valores para seus atributos.
Logo depois imprimimos os dados na tela

$pedro = new Pessoa;
$pedro->$codigo = 10;
$pedro->$nome = Pedro Oliveira;
$pedro->$altura = 1.76;
$pedro->$idade = 28;
$pedro->$salario = 2500;
echo “{$pedro->$nome } tem {$pedro->$idade} anos”;

Categorias: PHP | Tags: |

2 Comentários

  1. Opa, gostei do conteúdo! Parabéns, explicadíssimo! Vlw!

  2. Tava procurando por classe php com composição, ótimo artigo Kadu, parabéns!

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *.



*

Topo