pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Dicas importantes para SEO do seu Blog em WordPress

SEO WordPress

SEO WordPress

Fazer a otimização para os mecanismos de busca de um blog feito em WordPress consiste em uma série de passos importantes. Entre eles, configurações no próprio painel de controle do CMS e instalação de alguns Plugins. O WordPress já é uma excelente plataforma otimizada, porém podemos melhorá-la ainda mais.

Um coisa que você deve levar em consideração antes de desenvolver seu blog é na escolha do seu servidor de hospedagem, o Google agora está levando em consideração o tempo de carregamento das páginas. Servidores lentos e que estão sempre fora do ar não estão com nada. Na internet há várias ferramentas para verificar a velocidade de abertura do seu site.

Estrutura de URLs (URLs amigáveis)

A primeira coisa a mudar é a sua estrutura de permalink (links permanentes). A estrutura de URLs do wordpress utiliza pontos de interrogação e um monte de números para criação de seus links. O WordPress oferece a capacidade de criar uma estrutura de URLs personalizadas, onde podemos trabalhar as tão conhecidas URLs amigáveis. Isso melhora a estética, usabilidade e a performance dos buscadores no seu blog.

Exemplo de uma URL não amigável
http://www.seusite.com.br/?pag=produtos&cat=livros

Exemplo de uma URL amigável aos usuários e mecanismos de busca
http://www.seusite.com.br/produtos/livros/

Configurações de privacidade

Em Configurações de Privacidade do seu WordPress, certifique-se que você escolheu a opção de ter seu blog visível em todos os mecanismos de busca.

Discussões

Configuração dos comentários do WordPress. No item de configuração do WordPress temos uma opção chamada de discussões, o melhor é deixar como está, não há a necessidade de fazer alterações. Essa possibilidade de receber comentários nos seus posts incentiva as pessoas a visitarem seu blog regularmente.

Plugins de SEO para WordPress

Plugins de SEO WordPress

Aqui mais um ponto forte do WordPress, sua variedade de plugins. O CMS possui plugins para incorporar todo o tipo de recurso a plataforma WordPress, e claro não podia ficar de fora plugins para SEO. Os seguintes plugins são os essenciais para assegurar que seu blog será otimizado e irá ajudá-lo a obter um bom posicionamento nos resultados de busca. Há também outros que são úteis, mas estes abaixo são os que fazem mais para otimizar seu blog para os mecanismos de busca. Não esqueça, esteja ciente que o Google agora está julgando a velocidade de carregamento dos sites, não é uma boa ideia usar plugins demais. Só use os plugins que irão fornecer os recursos necessários de SEO para o seu blog. Caso use uma quantidade muito grande de plugins você corre grande risco de deixar seu blog lento.

Abaixo uma relação de 5 plugins que no meu ver são básicos e essenciais para começar a fazer a otimização do seu blog em WordPress.

1. Greg’s High Performance SEO

Este plugin é destinado para quem deseja ajudar os buscadores encontrarem seu conteúdo. O plugin é projetado para fornecer uma série de ferramentas para otimizar seu Blog em WordPress. Ele adiciona campos extras na tela de edição dos seus posts.

O plugin Greg’s High Performance SEO quando instalado e configurado corretamente pode ser um grande auxílio na otimização do seu site. O plugin permite que você configure informações do tipo:

  • Gerenciamento de Conteúdo duplicado;
  • Gerenciamento de meta tags description e Keyword para cada página;
  • Configuração de títulos de posts, categorias e páginas;
  • Inserir meta tag noindex;
  • E muito mais…

2. Google XML Sitemaps

Sitemap é um arquivo XML, é uma forma para o desenvolvedor informar os mecanismos de busca sobre suas URLs disponíveis para indexação, favorecendo assim a indexação das suas URLs pelos mecanismos de busca. O plugin Google XML Sitemaps cria e gerencia automaticamente o sitemaps do seu WordPress. Após sua instalação verifique se ele está configurado para atualizar o sitemaps a cada vez que seu site é atualizado.

3. WP to Twitter

Há tempos que o Twiiter é uma ótima forma de divulgar o conteúdo do seu blog. Esse plugin quando instalado cria automaticamente um tweet publicando-a na sua conta do Twiiter. Assim todos seus seguidores saberão que seu blog foi atualizado com um novo post.

4. Sociable for WordPress

Este plugin permite que seus visitantes adicionem seus posts aos seus perfis em sites sociais como Facebook, MySpace, Digg, Twitter, entre outros. Isso gera backlinks de alta qualidade para seu site.

5. Similar Posts

Plugin destinado para conteúdos relacionados do seu blog. Sempre que o plugin identificar uma relação entre posts diferente o plugin inseri um link para esses posts similares. Dessa forma você facilitará a navegação do usuário e terá uma boa estrutura de links internos, estratégia importante para SEO.

Outras considerações sobre SEO

Além de fazer as configurações básicas mencionadas aqui no artigo, e da utilização desses plugins não podemos esquecer da importância dos links de saída, participação regularmente em outros blogs e foruns com conteúdos relacionados aos seus. Não podemos esquecer também de participar de sites de Redes Sociais como Twitter, Facebook, etc criando links apontando para o seu blog, isso irá ajudá-lo para aumentar o raking do seu blog nos sites de busca e a divulgar seu conteúdo.

Abaixo uma apresentação feita por @GugaAlves e @PabloAlmeida sobre SEO para WordPress. Ambos são conhecidos nacionalmente por seus trabalhos e por suas palestras. Vale a pena dar uma olhada no material.

Me siga no Twitter: @kadunew

Comentários desativados.

Topo