pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Ativando Breadcrumbs no WordPress

Ative os Breadcrumb no WordPress e crie uma navegação mais elegante, complementando a usabilidade do seu site. Além disso, Breadcrumbs servem para os mecanismos de busca entenderem melhor a estrutura do site, já que eles aparecem nos resultados de busca do Google.

Breadcrumbs é uma opção nativa do plugin wordpress seo yoast, é necessário apenas habilitar. Siga os dois passos abaixo:

1. Ativando breadcrumbs no WordPress

Versão mais antiga do plugin

Por padrão o breadcrumb vem desativado no WordPress. Através da barra lateral do seu painel WordPress vá até SEO > Links Internos. Ative o breadcrumb clicando na opção Habilitar Trilha de Navegação.

Ativando Breadcrumbs no Plugin Yoast WordPress SEO

Ativando Breadcrumbs no Plugin Yoast WordPress SEO

Nessa tela você pode ajustar algumas configurações ao seu gosto, como por exemplo: em “Taxonomia a mostrar em trilhas de navegação para” se marcarmos a opção categorias, teremos a seguinte sequência: Home – nome da categoria – página atual. A maioria das outras mudanças não são realmente necessárias.

Versão mais atual do plugin

Vá até SEOAvançado e marque a opção “Habilitar Trilha de Navegação” (Breadcrumbs) na aba Breadcrumbs.

Implementando Breadcrumbs

Implementando Breadcrumbs

2. Ativando a função nas páginas

Agora precisamos inserir uma função em PHP nas páginas do seu tema. A função do breadcrumbs normalmente é inserida nos arquivos single.php e page.php. Você pode editar esses arquivos diretamente pelo painel do seu WordPress ou baixando os arquivos para sua máquina utilizando um programa de FTP.

<?php if ( function_exists('yoast_breadcrumb') ) {
yoast_breadcrumb('<p id="breadcrumbs">','</p>');
} ?>

Pronto! O breadcrumbs já está funcionando no WordPress.

Breadcrumbs e suas vantagens

  • Permitem que os usuários naveguem com mais facilidade. Breadcrumb é usabilidade;
  • Os mecanismos de busca identificam melhor a estrutura do site;
  • Criam para o usuário uma orientação, uma ideia de como as páginas se relacionam uma com as outras;
  • Breadcrumb é uma navegação compacta e atraente.
Resultados com breadcrumbs

Resultados no Google com breadcrumbs

Veja como é fácil adicionar Breadcrumb no seu WordPress, mas claro que há também outras formas de adicionar esse recurso, porém recomendo a forma mostrada anteriormente. Além desse recurso, há muitos outros. Para maiores informações veja um artigo falando sobre o plugin: WordPress SEO Yoast é um Plugin Completo.

Usando o plugin breadcrumbs Yoast

Este plugin não é mais recomendado para criar Breadcrumb no wordpress, pois foi substituído pelo WordPress SEO Yoast. Ele ainda funciona, porém a recomendação do autor do plugin é que se use o wordpress seo yoast.

Contudo, se mesmo assim você quer usar o plugin próprio para breadcrumbs você pode fazer o download em https://yoast.com/wordpress/plugins/breadcrumbs/

Após baixar o plugin vá até Settings -> Breadcrumbs para personalizar o plugin. Depois adicione o código abaixo no seu template.

<?php if ( function_exists('yoast_breadcrumb') ) {
	yoast_breadcrumb('<p id="breadcrumbs">','</p>');
} ?>

Se por algum motivo em especial você deseja criar seu Breadcrumb sem plugin, recomendo usar a solução do seguinte artigo:
creating breadcrumbs without a plugin

Curta a página do blog kadunew no Facebook. Siga-me no Twitter: @kadunew.

Comentários desativados.

Topo