pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Convertendo um layout fixo para fluído

Se todos usuários acessassem nossos sites com navegadores cujas janelas fossem todas do mesmo tamanho seria um mundo praticamente perfeito e o desenvolvedor poderia ter um controle perfeito do seu layout.

Mas sabemos que nossa realidade é bem diferente, Tempos atrás até dava para o desenvolvedor “enganar” e criar sites com um tamanho padrão como 640, 800, 1024 pixels. Mas fazer isso sempre foi uma ilusão, e digo isso antes mesmo de pensarmos em dispositivos móveis.

Layout Responsivo – Melhoria Progressiva

O grande segredo é fazer layouts fluidos, deixando de lado – não totalmente – a unidade pixel. No seu lugar trabalhamos com unidades proporcionais (porcentagens).

Uma observação importante um layout para ser considerado responsivo além de ter um layout fluído é preciso utilizar imagens e mídias flexíveis e também media queries.

Convertendo na prática

Deem uma olhada no exemplo do layout abaixo. Vamos usá-lo como referência para o converter em fluído.

Layout fixo para fluído

Fórmula do layout fluído

Cálculo de transformação de  layout fixo para fluído

Cálculo para converter uma unidade fixa para fluída

Para converter um layout que é baseado em pixel em um proporcional e que seja fluído usamos a seguinte fórmula:
Meta/Contexto = Resultado

Aplicando a fórmula

Vamos dar uma olhada como podemos aplicar a fórmula no nosso layout de exemplo.

Vamos basear nossas proporções em um tamanho, nesse caso 960 pixels de largura. Nosso layout de referência tem esse tamanho. Seria o tamanho máximo do nosso layout. Tudo dentro dele será proporcional.

Se observarmos nosso layout percebemos que o cabeçalho e o rodapé ocupam toda a largura do layout, isto é, se estendem à largura total do layout. Logo fica bem fácil perceber o resultado da aplicação da nossa fórmula. Veja:

960/960 = 100%(1)

As colunas da esquerda e da direita têm 240 pixels de largura dentro dos 960 pixels total. Para nós conseguir uma medida proporcional usamos a mesma fórmula, alterando apenas os valores. Veja:

240/960 = 25%

O cálculo é bem lógico. Percebemos que as colunas se estendem um quarto da largura da nossa página, logo o valor proporcional é 25%.

Agora vamos converter a coluna central da página. No exemplo vamos levar em consideração que ela está posicionada sem ser flutuada. Seu posicionamento é feito com margens, logo seu CSS seria:

#main{margin:10px 250px 0 250px}

Os valores 250px na esquerda e direita são usados para encaixar a coluna central no meio das duas colunas. Agora temos que converter esses valores para proporção. A fórmula com seu resultado fica:

250/960 = 26,0416667%

A regra CSS ficaria assim:

#main{margin:10px 26,0416667% 0 26,0416667%}

Nos exemplos acima parece que sempre vamos dividir o pelo valor total da página. Mas muitas vezes o contexto muda. Por exemplo veja no nosso layout as colunas de 220 pixels.

Nesse contexto a divisão não seria 220/960. O resultado disso seria 22,9166667% do seu elemento pai (elemento com 460px) Fazendo isso estamos dizendo ao navegador para renderizar aproximadamente 23% de 460.

Perceba que agora queremos deixar os elementos proporcionais ao elemento central que tem 460 pixels, logo a fórmula correta seria:

220/460 = 47,826087%

Nesse último exemplo de conversão de fixo para fluído note que usamos o elemento de contexto do layout em nossa fórmula, o contexto aqui foi o elemento de 460 pixel, onde os dois outros elementos de 220 pixels estavam dentro.

Veja o layout com as medidas em porcentagem.

Layout fixo para fluído resultado

Conclusão

Nesse rápido tutorial quis mostrar um exemplo de como converter um layout fixo em fluído. O segredo é a fórmula meta/contexto. Isso é o que preciso para ter um layout responsivo? não. Isso é apenas o primeiro pilar para se ter um layout responsivo de qualidade.

Curta a página do blog kadunew no Facebook. Siga-me no Twitter: @kadunew.

Comentários desativados.

Topo