pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Introdução SEO (Otimização de sites)

Olá!

É com grande prazer que abro mais uma categoria aqui no Blog. Nessa categoria vamos falar sobre SEO. Nesse primeiro artigo vamos ver as vantagens e desvantagens de SEO e nos próximos veremos dicas e técnicas sobre o assunto.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que traduzindo para o Português é Otimização de sites. SEO são conjuntos de técnicas e estratégias para melhorar o posicionamento de um site nos resultados das ferramentas de busca (google, yahoo, MSN, etc).

SEO são conjuntos de técnicas e estratégias para melhorar o posicionamento de um site nos resultados das ferramentas de busca

Hoje uma grande parte das pessoas inicia sua navegação através de uma ferramenta de pesquisa, seja para procurar uma informação ou fazer uma compra. Uma grande parte das pessoas ao pesquisar algo nas ferramentas de busca, acaba clicando nos três primeiros resultados e são polcas as pessoas que passam para a segunda página do resultado da pesquisa, por isso a importância de seu site estar bem posicionado nos resultados.

Mecanismos de pesquisa como o google avaliam diversos itens em um site, alguns desses itens nós sabemos quais são, outros não são divulgados pelos sites de busca, ficam guardados a sete chaves.

Itens que sabemos que tem uma grande relevância no código (X)HTML é o uso de textos mais importantes acima e os menos importantes mais abaixo. Por exemplo, respeitar o uso do elemento Hn, onde n é o valor de importância do título, logo, h1 deve vir antes de h2 e assim por diante.

Busca natural (orgânica) e Links patrocinados

Em marketing de busca temos dois caminhos, podendo seguir um deles ou os dois. O primeiro e mais comum. É utilizar o SEO para aparecer nas buscar naturais/orgânicas, que são aquelas que mais utilizamos. O outro caminho é investir (literalmente, investir $$) em links patrocinados, no qual pagamos para o anuncio do nosso site aparecer.

Os resultados da pesquisa que são patrocinados aparecem ao lado dos resultados naturais ou acima com uma cor de fundo. Veja a imagem abaixo:

busca-organica-e-links-patrocinados

busca orgânica e links patrocinados

Vantagens do marketing de busca em relação a outras formas de publicidade

A principal vantagem em relação às publicidades convencionais que são através de Outdoor, televisão… é que em SEO o usuário chama a publicidade que ele quer para ele, na propaganda comum não. Um exemplo disso é um comercial na televisão de uma loja que vende capacetes de moto. Vejo e escuto a propaganda, mas isso não me interessa, até porque nem moto eu tenho. Ou uma propaganda de ração para gatos, se nem gato eu tenho.

O Marketing de busca impacta apenas nos usuários interessados pelo produto ou informação, bem diferente de comerciais de televisão, que acabam impactando também naqueles que não estão interessados pelo produto. Sem contar que o investimento nesse tipo de marketing é muito alto.

Outra vantagem é que não somos interrompidos em nossa programação como nos comerciais comuns. Exemplo, vocês está assistindo um jogo e no meio da narração a voz do narrador é cortada para entrar no ar um comercial de cerveja.
No marketing de busca você pode pesquisar o que quiser e na hora que quiser. A escolha fica 100% na mão do usuário.

Desvantagens do marketing de busca

Não tem como garantir que um site com estratégias de SEO apareça em primeiro lugar nas pesquisas, apesar de muitas empresas venderem essa idéia para seus clientes. Mas isso é mentira.

Em SEO temos técnicas desonestas que são conhecidas como Black Hat, porém corre o risco desse site ser punido pelas ferramentas de busca. O problema é que muitas vezes isso leva tempo.
SEO é uma estratégia de marketing com retorno a longo prazo. Temos que ter paciência até ver os resultados.

Categorias: SEO | Tags: |

Comentários desativados.

Topo