pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

SEO Black Hat

Na primeira matéria sobre otimização de sites (SEO) deixei bem claro que os resultados de um projeto de SEO podem demorar até vermos algum resultado.

Algumas pessoas querendo resultados rápidos para aumentar o tráfego de visitas, ficar melhor colocado nos resultados de pesquisa por determinadas palavras-chaves utilizam técnica não éticas, que são conhecidas no mundo SEO como técnicas SEO Black Hat.

Muitas pessoas utilizam essas técnicas sem saber, por isso vou mostrar aqui alguns exemplos dessas técnicas “maliciosas”. E não esqueça, jamais utilize qualquer uma dessas técnicas aqui apresentadas.

Principais técnicas de SEO Black Hat

Enchimento de palavras-chave: também conhecida como Keyword Stuffing. É o ato de encher o conteúdo das páginas como meta tags, titulo da página e corpo do texto com palavras-chave. Esse tipo de texto fica completamente sem sentido para que o lê.

Texto invisível: é um texto com a mesma cor que o fundo da pagina para os visitantes do site não verem. Por outro lado os robôs de busca conseguem coletar esses textos. Normalmente isso é feito para encher a página de palavras–chaves e frases-chave que não fazem sentido algum para os usuários.

Link Farms: processo de apontamento de links de forma artificial. É um site ou um grupo de sites que fazem links sem sentido algum apontando para outros sites.

Enchimento de meta tags: repetir palavras-chaves inúmeras vezes em suas meta tags meta description e meta keywords

Links invisíveis: são links presentes na página, mas retirado da tela. Essa técnica de retirar textos e links da tela é na maioria das vezes obtida com propriedades CSS, tais como, propriedade display none e text-indent com valor negativo.

Links enganadores: são os links que parecem que vão lhe levar para algum lugar mas na verdade levam para outro.

Cloaking: Mostrar conteúdos diferentes para diferentes tipos de usuários. Nessa técnica se cria uma versão altamente otimizada da sua página para os buscadores e outra página, mas amigável para os usuários.

Duplicar o conteúdo: Criar conteúdo duplicado dentro do mesmo site fazendo o robô de busca pensar que o seu site é mais relevante do que parece.

Imagem transparente Uma técnica muito comum. Usar uma imagem gif transparente com as dimensões de um pixel por um pixel e colocar várias palavras-chave no atributo alt.

Apresentei aqui algumas das técnicas de Black Hat mais conhecidas. Existem outras técnicas de Black Hat? Existem e ainda para piorar, os buscadores mudam suas definições de Black hat, ou seja, hoje o que não é considerado uma técnica Black Hat, amanhã pode ser. E se você não souber dessa mudança pode perder posicionamento.

Qualquer tipo de técnica Black hat identificada pelos buscadores terá uma penalidade diferente em cada sistema de busca, mas na maioria das vezes causa ao site perda de posicionamento e até a mais grave delas que é a exclusão do seu site dos resultados de buscas.

Categorias: SEO |

Comentários desativados.

Topo