pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

A importância dos links para SEO

Olá pessoal amigo!

Se o primeiro termo mais relacionado com SEO é Palavras-chave (keyword) e Frases-chave o segundo é os links. Os links são importantes para nós usuários e também para os Crawlers (Robôs de busca) que através dos links navegaram pelos sites da Internet, varrendo páginas e mais páginas. Uma página sem link é como uma ilha deserta, ninguém sabe que ela existe e por isso não conseguem chegar até ela. A mesma coisa acontece com um site. Você pode ter o melhor conteúdo, mas se não tiver links apontando para sua página, ninguém verá tal conteúdo.

A ideia fundamental dos links é vincular seu site a outros sites da Internet trazendo mais tráfego para ele, e conseqüentemente vendendo mais, conseguindo mais cadastros, conforme o objetivo de cada site.

Sempre que possível no texto âncora dos seus links use palavras-chave.

Outro fator importantíssimo é que os links para seu site servem de votos para o seu site. Quanto mais links você tiver apontando para seu site, mais importante seu site fica, isso é revertido em um melhor posicionamento nos rankings dos buscadores. Claro que o mesmo ocorre quando você cria links para outros sites. Você dá um voto a esses sites também.

Criando links internos

Já vimos a importância dos links de entrada (inbound links) para seu site agora vamos ver que também é importante ter links internos. Através desses links os usuários podem navegar por outras páginas do seu site. Você pode fazer isso no menu, rodapé, nos seus artigos e mapa do site. Essa pratica melhora, e muito, a usabilidade do seu site, por isso planeje bem a estrutura de links internos do seu site, seus agradecem.

Uma boa “linkagem” interna não é bom apenas para os visitantes, é bom também para os robôs dos buscadores que varrem os sites. Se você não tiver uma boa estrutura de links internos, suas páginas podem até mesmo não serem indexadas.

Uma outra coisa, procure usar as palavras-chaves como texto âncora dos seus links. Essa é uma estratégia excelente para a otimização do site ou página.

Monitore seus links e atualize os que tiverem “quebrados”. Muitos sites saem fora do ar por vários motivos, a empresa deixa e existir, o responsável abandona o site e não paga mais o domínio, isso leva ao cancelamento da conta, em fim, os fatores são vários. Para isso o google oferece a ferramenta Google Webmaster Tools de monitoramento. Ela rastreia seu site mostrando os links inacessíveis de uma determinada url. Use-a ao menos uma vez por semana.

Outro fator é a importância dos links de saída. Esses links são os que você faz apontando para outros sites e artigos. Muitos tem um certo receio de criar um direcionamento para outros sites, achando que podem perder esse visitante. Mas se pensarmos por outro lado, passamos um ar de confiança para o visitante, ainda mais se ele clicar no link de saída e ver exatamente o que estava procurando ou imaginando que fosse. Com certeza esse visitante vai voltar ao seu site.

Como conseguir links para meu site

Hoje em dia é raro encontrar sites que não tenham links para outros sites. Os links que saem do seu site são importantes, mas os que levam ao seu são ainda muito mais importante para você. Quanto mais links (votos) tiver apontando para seu site mais importante ele fica para os robôs de busca. O robô pensa dessa forma: “se muitos sites apontam para um determinado site é porque alguma coisa a mais esse site tem“. Na maioria das vezes o que o site tem são conteúdos de ótima qualidade.

Você deseja ter uma série de links apontando para seu site? Para isso existe algumas maneiras que comento logo abaixo:

Escrever artigos: Na minha humilde opinião essa é a melhor forma de conseguir links para seu site, escrevendo artigos, mas não simples artigos, têm que ser artigos, notícias, tutoriais, etc., de qualidade e coisa nova. Coisa que ninguém pensou ou escreveu antes.

Links apontando para você mesmo: Essa é uma boa tática como já mencionado nesse artigo. Isso melhora a navegação para o robô de busca e principalmente para o usuário. Importante, é bom não abusar e sair criando links em excesso. Seus usuários não iriam se sentir bem lendo um texto que a cada duas ou três palavras tenha um link. Use aproximadamente uns uns três ou quatro links por artigos, assim não terá uma poluição de links nos seus textos.

Criando parcerias: Procure blogueiros para fazer troca de links. Acho que a troca de links é a maneira mais comum de se criar tráfego para sites.

Pessoal por hoje era isso. Em breve mais artigos de SEO.

Categorias: SEO | Tags: |

Comentários desativados.

Topo