pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Pré-processadores HTML

Escrever código HTML é de certa forma uma tarefa cansativa. Um exemplo é o fechamento de tags tais como div, strong, ul, li…, tarefa relativamente simples e rápida, mas imagina se você pudesse escrever somente a tag de abertura dos seus elementos? Com certeza ganharia um tempo preciso. Isso é possível com os pré-processadores HTML.

Pré-processadores são programas que recebem um texto e após ser compilado geram uma saída que pode ser interpretada pelo seu navegador. Hoje em dia é muito comum o uso de pré-processadores para CSS (Escrevi um artigo falando sobre o LESS), porém há esse tipo de ferramenta para HTML também.

Alguns pré-processadores HTML

No exemplo abaixo criamos uma div com atributo id igual a conteúdo. Para informar ao pré-processador que queremos essa div conteúdo dentro do elemento body perceba que indentamos o texto #conteudo mais para dentro. A mesma coisa foi feita com o texto Título exemplo e o restante.

body
 #conteudo
   h1 Título exemplo
   .box 
      p Parágrafo

Exemplo de saída após ser compilado

<body>
  <div id="conteudo">
     <h1>Markup examples</h1>
       <div class="box">
          <p>Parágrafo</p>
       </div>
  </div>
</body>

Outro exemplo usando Slim. Na aba Slim a sintaxe do compilador Slim, e na aba Result o resultado final

nav
    ul
        li
            a href='#' Home
        li
            a href='#' About
        li
            a href='#' Clients
        li
            a href='#' Contact Us

See the Pen vEKwEm by Carlos Eduardo (@kadunew) on CodePen.

Você pode usar o site http://codepen.io para testar alguns dos pré-processadores. Ao entrar no site clique em New Pen e depois configure um pré-processador do seu gosto (conforme destaque na imagem abaixo)

Configurando Pré-processador

Curta a página do blog kadunew no Facebook. Siga-me no Twitter: @kadunew ou assine nosso Feed e fique por dentro de todas atualizações aqui do blog.

Categorias: HTML |

Comentários desativados.

Topo