pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Instalando Google Analytics no WordPress

Como prometido nesse artigo vou mostrar como instalar o código de monitoramento do Google Analytics no CMS WordPress.

Conseguimos inserir o código de monitoramento do Google Analytics através da edição de arquivos. Para termos dados estatísticos de todas as páginas do site, devemos inseri-lo em um template que apareça em todas as páginas do site, nessse caso pode ser o arquivo header.php (cabeçalho) ou o arquivo footer.php (rodapé).

Editamos nossos arquivos acessando o painel de administração do nosso WordPress. Na página inicial do painel de administração vá até aparência (Appearance) e depois em Editor. Por uma questão de costume sempre insiro meu código do GA no rodapé.

Depois de clicar em editor clique em footer.php (rodapé) e cole seu código imediatamente acima da tag de fechamento body conforme imagem abaixo.
google-analytics-no-wp

Clique no botão atualizar ou Update File se estiver em Inglês. Pronto, já temos o código de monitoramento do Google analytics istalado no WordPress. O início da coleta de dados dos visitantes pode demorar umas 24 horas.

Uma desvantagem é que se você alterar o tema do seu blog em WordPress, precisa inserir o código do GA no template novo.

Plugin para Google Analytics

Há também uma outra forma de inserir o código Analytics do Google no seu WordPress. A extensão (plugin) Google Analyticator insere o código em todas as páginas do seu blog.

Depois de fazer o Download ative seu plugin, e na lateral esquerda do painel de administração do seu blog na seção de configurações (Settings) clique em Google Analytics e ative o plugin conforme imagem abaixo
ativar plugin

Depois você deve preencher o campo Google Analytics UID com o código fornecido no momento de seu cadastro no GA. Se você não sabe como achar esse código recomendo a leitura da matéria Como instalar o Google Analytics.

inserir codigo

Para garantir que o código foi inserido corretamente convém entrar no código fonte do seu blog para ver se o código de monitoramento está lá. Caso não esteja lá pode ser que o plugin não seja compatível com a versão do seu WordPress.

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida é só escrever…

Comentários desativados.

Topo