pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Instalando Google Analytics no Blogger

| 0 Comentários

Como prometido no primeiro artigo onde vimos como instalar o Google Analytics hoje venho explicar os passos para inserir o código de monitoramento do Google Analytics no Blogspot/blogger. Se você não leu o primeiro artigo dessa categoria e não tem uma conta no Google, recomendo a leitura do artigo.

Fazer a instalação do Google Analytics no Blogger é uma tarefa muito simples, não precisa ter conhecimento algum de programação. Há duas formas de instalar a ferramenta gratuita de monitoramento do Google.

A primeira forma é inserindo o código de monitoramento direto na página de edição do HTML. A outra forma é inserindo o código dentro de um novo Gadget.

Inicialmente vou mostrar como inserir o código na página de edição do HTML do Blogger.

Após logar na conta do seu Blogger clique em Layout no menu superior do seu painel de controle. Em seguida clique em editar HTML.

Cole seu código de monitoramento antes do fechamento do elemento body conforme mostrado na imagem abaixo. Clique no botão Salvar modelo para confirmar a alteração.

Código de monitoramento do Google

Pronto, não falei que era facil! Pelo seu sistema de gerenciamento de páginas automaticamente esse código será passado as páginas antigas e as novas páginas.

Outra forma de fazer é utilizando os Gadget.

Com a sua conta do Blogger aberta clique em Layout e depois em Elementos da página. Próximo passo é clicar em Adicionar um Gadget, escolha o Gadget do tipo HTML/JavaScript que permite a inserção de códigos de terceiros. Cole o seu código de monitoramento na janela que abrirá. Não é necessário por um nome nesse Gadget. Clique em salvar, Pronto, só isso.

instalação do GA no blogger

Eu particularmente prefiro a primeira maneira porque sabemos exatamente onde está o código e também por ele (o código) não ficar no meio do conteúdo, que é o que acontece quando inserirmos o código usando os Gadget.

Espero que tenham gostado. Na próxima matéria veremos o artigo Instalando Google Analytics no WordPress.

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *.



*

Topo