pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Dicas para construção de seu site

| 2 Comentários

Esse artigo é bem antigo. Escrevi ele em um antigo site que tinha. Acho que para muitos iniciantes valem as dicas.

Iniciando o trabalho

Não pense em sair abrindo Dreamweaver, Fireworks, Flash… E iniciar seu projeto construindo a página inicial, links e tudo mais. Antes você deve desenhar o site. Para isso use como auxílio um programa gráfico como corel, ilustraitor, ou em uma folha de papel mesmo.
Em primeiro lugar você deve ter em mente:
Como vai distribuir as informações na tela. Exemplo. O menu de opções vai ficar no topo, ao lado, quantos links vai precisar, onde posicionar o logotipo da empresa, coisas do gênero…

  1. Velocidade
  2. O site deve ser leve, abrir a página inicial, ou boa parte dela, no menor tempo possível.
    Evite imagens pesadas. Muitas vezes uma imagem com resolução de 52 dpi não deixa muito a desejar se comparada a uma de 72dpi.
    No caso de animações em flash, devemos por um preloader (carregador) informando a porcentagem de conclusão do carregamento. No caso do site ser completamente em Flash, trabalhe com SWF externos, assim o usuário só aguarda o que realmente for ver…

  3. Manter um padrão
  4. Mantenha sempre um padrão no site. Se a página inicial tem o menu posicionado à esquerda, nas outras páginas deverá ser também. Não troque o menu de lugar, não faça cada página de uma maneira diferente. Mantenha um padrão em todas suas páginas. Exemplo. O logo da empresa sempre fica localizado no canto superior esquerdo, o menu sempre fica a esquerda e por aí vai…
    Mantenha uma Navegação Simples e objetiva. Faça com que a navegação de seu site seja fácil e intuitiva. Sem que o usuário fique procurando e procurando uma informação.

  5. A importância das cores
  6. Tome muito cuidado com as cores. Exemplo. Já tentaram ler um texto em azul sobre um fundo preto? Horrível. Muito cansativo! Este tipo de cuidado deve-se ter. Outra dica: quando colocamos imagens como background, achamos desnecessário uma cor no fundo da página. Já pensaram se essa imagem não abrir, e o texto dessa página tiver da cor branca, amarela, cinza claro ou qualquer outra cor clara? Levando em consideração que a cor default do fundo da página é branco. Desgraça total…

  7. Cuidado com textos extensos
  8. Não crie página de texto com parágrafos muito extensos. Dê um espaçamento entre um parágrafo e outro. Se caso o texto for muito grande, quebre-o em várias páginas.
    Use fonte de fácil leitura. Exemplo: Arial, Times New Roman e Verdana, Courier.

  9. Links quebrados
  10. Cuidado com links quebrados. Nada mais desagradável que clicar num link que não vai a lugar nenhum.

  11. Página que não pode faltar
  12. Obrigatoriamente a site dever ter um link, que leve o visitante até a página de contato. Faça um formulário com campos do tipo: nome, e-mail mensagem, isso é o mínio que uma página de contato deve ter. Ponha de preferência em todas as páginas um link para seu e-mail.

  13. Conteúdo e atualização
  14. Outro ponto importante é o conteúdo e a atualização. Como quer manter o visitante no seu site se não tem conteúdo para “segurar” o visitante. Então, ponha muito conteúdo no site.
    Mas não basta ter conteúdo se a cada visita o usuário lê as mesmas coisas, as mesmas notícias. Atualize seu site no mínimo semanalmente.

2 Comentários

  1. E ae véio!

    Bacana suas dicas. Por enquanto tô usando elas nos blog´s, porque neles é que tenho escrito.

    Flw, Waldir

  2. Bem útil seu conteúdo… Estou lendo muito e buscando o máximo de informações possiveis para só depois dar os primeiros passos e começar algumas marcaçoes ainda!!!

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *.



*

Topo