pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Como instalar o Google Analytics no seu blog ou site

| 2 Comentários

Olá a todos os leitores do blog kadunew. Hoje trago o primeiro artigo sobre o Google Analytics (GA). Nessa categoria do blog vou escrever sobre os principais recursos dessa poderosa ferramenta de análise de tráfego.

Introdução ao Google Analytics (GA)

Logo Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, com essa fantástica ferramenta é possível rastrear quantos visitantes entraram no seu site, quais as páginas visitadas, a origem dessas visitas, se vieram de sites de busca, se os usuários acessaram seu site diretamente pela barra de endereços do navegador ou ainda se as visitas vieram de links de outros sites apontando para o seu. A ferramenta ainda por cima é capaz de gerar relatórios de estatísticas personalizados.

Atualmente a origem da maioria das visitas de um site ou blog vem através das palavras-chave que são digitadas em mecanismos de busca. Com o uso dessa ferramenta podemos saber quais palavras-chave estão trazendo mais visitantes ao seu site.

Por isso não podemos pensar em como otimizar um site sem pensar em uma ferramenta de Web Analytics (análise dos dados coletados do site) como o Google Analytics. Essa ferramenta deve ser usada em paralelo a um projeto de SEO, já que ela permite ao otimizador/analista fazer facilmente uma análise detalhada dos dados, sabendo se as modificações estão trazendo os resultados esperados.

Por exemplo, se o seu objetivo é trazer visitantes a uma determinada página (Landing Page) pela palavra-chave, “salão de festas porto alegre”, esta é a ferramenta que vai lhe mostrar se há necessidade de mudar uma palavra-chave na página, inverter ou acrescentar palavras em um título ou se você está conseguindo atingir seu objetivo, ou seja, as pessoas estão entrando na minha Landing Page pela palavra-chave escolhida para aquela página.

Outro exemplo mensurável são as páginas com maior taxa de rejeição. Uma página com alta taxa de rejeição pode significar que a qualidade do conteúdo está baixa.

Basicamente o processo de otimização e medição do impacto das alterações são feitas com as seguintes etapas.
processo simples de métricas

Como o Google Analytics funciona

O sistema faz a coleta dos dados por mensuração de tags. Esse método de medição por tags funciona com um código que deve ser inserido em todas as páginas que se deseja coletar as informações, dessa forma o snippet (trecho do código) captura todos os dados de navegação do visitante e enviar esses dados para um servidor.

A medição por tags faz o uso de cookies que são armazenados no computador do usuário, dessa forma quando um usuário acessa novamente seu site temos como saber se é um visitante novo ou não.

Exemplos de ferramentas web analytics por tags

Abaixo alguns exemplos das principais ferramentas Web analytics do mercado. Todas não dependem de logs no servidor para fazer a coleta dos dados, funcionam por tags.

Como instalar o google analytics no seu site:

Para fazer uso da ferramenta Google Analytics é necessário primeiramente ter uma conta no Google. Feito isso basta acessar o site do Google Analytics e inserir seu e-mail e senha e clicar em acessar. Logo depois clique no botão Inscreva-se, como mostra a figura abaixo.
google analytics 1

Preencha os dados URL do site, Nome da conta, etc e clique em continuar como mostra a figura abaixo.
google analytics 2

Insira suas informações de contato e clique em Continuar.
google analytics 3

Na próxima tela você verá os Termos de Serviço do Google Analytic para continuar você deve marcar a caixa de seleção Sim e clicar em Criar nova conta.

Se tudo ocorreu bem você deve ir para a página instruções de acompanhamento. Nessa página você verá o código que deve ser inserido em todas página do seu site.antes da tag , abaixo a tela com o código do Google Analytics.
google analytics 4

Depois de copiar o código e colar nas suas páginas basta clicar no botão Salvar e concluir.

Se você usa, por exemplo, includes para inserir conteúdos que são iguais a todas as páginas do site, cole o código dentro de uma dessas includes, normalmente inserimos dentro da include responsável por mostrar o rodapé do site. Caso você não use essas includes ou módulos terá que colocar o código página por página.

Você será direcionado a página inicial do seu Google Analytics, como mostrado na imagem abaixo.
google analytics 5

Como encontrar o código de monitoramento do Google Analytics

  1. Na página Visão geral, clique em Editar na coluna de Ações do perfil.
  2. No canto superior direito clique em Verificar status.
  3. Pronto! Seu código de acompanhamento já pode ser copiado

Pessoal descrevi aqui os passos necessários para a instalação do Google Analytics. Nas próximas matérias confira os artigos instalando Google Analytics no Blogger e instalando Google Analytics no WordPress.

Abraços para todos e até lá.

2 Comentários

  1. Parabéns, aqui deu certo, agradeço, um abraço

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *.



*

Topo