pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Tag Headers (cabeçalhos) e SEO

Olá pessoal, tudo bem com vocês? para o final de semana, mais um artigo de SEO.

Entendendo as tags de cabeçalho

As tags header (cabeçalho) são os elementos que definem a estrutura de títulos de nossas paginas. É fácil de encontrar sites na Internet que não utilizam nenhuma estrutura de cabeçalhos em suas páginas. Esses elementos são importantes porque definem o nível de importância dos títulos e subtítulos de uma página web. Podemos ter até seis níveis de cabeçalhos, sendo que é quase raro encontrar sites que passam do nível quatro.

Como dito acima, existem seis níveis de cabeçalho, iniciando com h1 e indo até o h6. Devemos marcar o título mais importante da página com h1, subtítulos com h2 e assim por diante.

Veja abaixo um exemplo de uma estrutura de cabeçalhos.

Exemplo de estrutura de cabeçalho HTML

Exemplo de estrutura de cabeçalho HTML

Cabeçalhos e SEO

Agora vamos ao que interessa. A importância da tag header (cabeçalho) para a otimização de um site. Alguns especialistas no assunto afirmam que a tag de cabeçalho não tem um valor tão determinante assim para otimizar um site, outros afirmam exatamente o contrário, sim, essa tag tem muita importância na hora de otimizar um site. No meu ponto de vista esse elemento tem seu valor na otimização de um site, não é tão importante como ter bons links com palavras chaves, títulos bons, etc., mas a sua importância ele tem.

Utilize as tags de cabeçalhos imediatamente antes dos seus textos. Jamais deixe textos sem títulos.

Alguns desenvolvedores, nada honestos, utilizam técnicas sujas. Colocam várias palavras chaves dentro da tag h1, e usando as folhas de estilos (CSS) escondem o título da página, ludibriando os mecanismos de busca. Muitos afirmam que os mecanismos de buscas conseguem detectar isso. Na minha opinião essa técnica ainda não há como os mecanismos de buscas descobrirem.

Uma outra técnica suja utilizada também é a seguinte. O desenvolvedor coloca todas suas palavras-chave na página e muda a cor do texto sendo igual a do fundo da página. Mas essa acredito que o mecanismo de busca consiga identificar, já que a cor de fundo tem a mesma cor que as letras.

Como fazer bons títulos

Sempre que possível procure usar suas palavras-chave dentro dos seus cabeçalhos, principalmente dentro da tag h1. E melhor ainda se conseguir contextualizar essa palavra chave com o texto da sua página, ou seja, relacionar o texto do cabeçalho com os outros textos que o cercam. Considerando que temos vários níveis de cabeçalhos, procure usar suas principais palavras-chave dentro do cabeçalho mais importante que é o h1. As de menos importância no h2 e assim por diante. Mas detalhe, coloque elas como títulos de uma forma que possam ser usadas naturalmente dentro de um contexto.

É fundamental que as palavras-chaves funcionei dentro do seu contexto de cabeçalho. Se não der para por suas palavras-chave dentro dos cabeçalhos, sem problemas. Não há nada de errado escrever cabeçalhos sem palavras-chave. O importante é os cabeçalhos passarem o valor real que tem, facilitando os visitantes a lerem o conteúdo de suas páginas.

Evite:

  • Jamais use dois h1 em uma mesma página.
  • Colocar textos sem sentido só para usar palavras-chave
  • Não encha seus títulos de palavras-chave.
  • Utilizar tags de cabeçalho de forma excessiva

Categorias: SEO |

Comentários desativados.

Topo