pular para o conteúdo [1]

Artigos sobre Front-End e Programação web

Palavras-chave (keyword) e Frases-chave

No artigo anterior vimos uma introdução ao SEO, hoje veremos o que são palavras e frases-chave e a importância delas para um projeto de otimização de sites.

A Importância das palavras-chave

Palavras-chave em marketing de busca nada mais são do que as palavras que você digita para localizar algum produto ou informação nos motores de busca (Também conhecidos como mecanismo de busca ou buscador). Sempre que ouvimos qualquer coisa sobre SEO, lá está o termo, palavras-chave.

Basicamente as palavras-chave mostram a essência do seu site, porque são essas palavras que o usuário escreve nos sites de busca para descobrir sites relacionados com um determinado assunto. Com certeza a escolha das palavras-chave é o principal fator no processo de otimização de um site ou de uma página exclusiva (Landing page).


Usar as palavras-chave certas e em locais certos no seu site é o que pode significar a grande diferença entre o site aparecer entre os primeiros resultados e não aparecer nem entre os 20 primeiros. Estudos mostram que a maioria dos usuários, ao pesquisarem em sites de busca, não passam da segunda página de resultados.

Como definir as palavras-chave

Antes de definir suas palavras-chave defina qual é o objetivo do seu site: vender, passar algum tipo de informação, divulgar uma marca… Depois de definir seu público alvo vá à escolha das palavras-chave, palavras que estejam diretamente associadas com a marca e serviço da sua empresa. Assim se você tem um site de pet shop poderia escolher como palavras-chave:
Ração, coleiras, veterinários, acessórios, etc.

O mais importante na hora de escolher as suas palavras–chave é pensar como usuário

O mais importante na hora de escolher as suas palavras–chave é pensar como usuário, pensar como cliente. Se você fosse o usuário e estivesse procurando o produto que vende, por quais palavras procuraria. Pois o foco sempre é no usuário, que é o seu público alvo.

A escolha da palavra–chave é mais importante que ficar em primeiro lugar nos resultados da pesquisa. Por exemplo. Você tem um site de hospedagem de sites, e ao digitar “hospedagem” seu site fica em primeiro lugar. Mas a palavra “hospedagem” pode ser hospedagem de hotel, pousada…

Certamente seu site terá muitas visitas, mas muitas delas não serão convertidas em vendas, e ainda será consumida sua taxa de transferência. Então cuide com as palavras genéricas.

Frase-chave

Quando estiver escolhendo as palavras-chave que pretende usar, dê importância e considere expressões de duas ou três palavras. Para aperfeiçoar ou refinar melhor sua busca o usuário digita mais de uma palavra, o que em marketing de busca chamamos de frase–chave. Ao invés de digitar apenas hospedagem, é digitado hospedagem de sites, ao invés de digitar ração, é digitado ração para gatos, etc. E o principal, é mais fácil conseguir uma boa colocação com uma expressão, frase-chave, do que com uma palavra-chave. Pense nisso!

Como a maioria dos usuários pesquisa por frases–chave e não por palavra–chave a primeira é mais importante e merece uma atenção maior.

Onde colocar minhas palavras-chave?

Abaixo algumas dicas de onde você pode usar as palavras-chave definidas por você.

  • Título de uma página;
  • Início do título da página (h1);
  • Atributos Alt;
  • Texto âncora dos links internos;
  • Texto âncora dos links de saída;
  • Palavras com negrito e itálico;
  • Início do texto do corpo;
  • Corpo do texto;
  • Palavras sinónimos, relacionadas ao tema da página / site;
  • Em nomes de arquivos;
  • Nas URLs.

Evite o enchimento de palavras-chave

Essa pratica consiste em encher seu texto com palavras e frases-chave numa tentativa de melhorar a sua colocação nos rankings dos buscadores. Em um período temporário essa prática ilegal pode melhorar seu posicionamento nos resultados de busca. Porem quando o crawler do motor de busca descobrir, seu site poderá se punido, perdendo posições no ranking ou até mesmo excluindo seu site dessa ferramenta de busca.

Lembre-se. O foco sempre é no usuário, que é o seu público alvo. Em segundo lugar vem o crawler.

Abração a todos e bom feriado!

Categorias: SEO | Tags: |

Um comentário

  1. Aí Bamba hein??? atacando de marketing…peguei umas dicas bala!
    Show de “bala”! Muito legal e importante esse negócio de SEO. Aos poucos tu tá te tornando um dos “bambas” do web design…aquele abç!

Topo